** N@IDS ** ALOHA **

terça-feira, 14 de agosto de 2007

Obesidade também atinge cães e gatos

A obesidade, doença que afecta cada vez mais pessoas, também atinge cães e gatos, muito por culpa dos donos, que os mimam com doces e os privam da prática diária de exercício físico, alertam veterinários.

Em Portugal, não existem estatísticas e estudos epidemiológicos sobre a doença nos animais domésticos que permitam perceber se a sua incidência está a aumentar ou a diminuir, embora o negócio das rações de emagrecimento tenha vindo a crescer e o dos medicamentos de redução de peso esteja a dar os primeiros passos.

Uma dezena de médicos e hospitais da especialidade de Norte a Sul do País ouvidos pela Agência Lusa reconhece o problema, atribuindo-o frequentemente à incorrecta alimentação e à falta de exercício físico.

A responsabilidade de tais "erros" recai sobre os proprietários dos bichos.


Por isso, os especialistas aconselham os proprietários dos animais domésticos a darem, nas doses definidas nas embalagens, ou por indicação médica, para o peso, idade, raça, sexo, condição física e actividade do bicho, granulados concentrados com proteínas, amidos, lípidos, ácidos gordos essenciais, cálcio e fósforo.

A comida cozinhada não é recomendada.

Considerada pela Organização Mundial de Saúde como a "epidemia global" humana do século XXI, a obesidade caracteriza-se pela acumulação excessiva de gordura no corpo.

Nos cães e gatos é detectável na base da cauda e sobre a linha da coluna ou quando há alteração da silhueta das costelas e ancas e o animal tolera pouco o calor ou as caminhadas e as corridas.

Se tens cães e gatos... por favor, não os deixes ficar como tu!

Para mais informações consultar o site da RTP.

Nenhum comentário: