** N@IDS ** ALOHA **

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Dia Internacional do Canhoto - 13 Agosto

Em 1977, aproximadamente 8 a 15% da população adulta era canhota.[1] Estudos indicaram que canhotismo é mais comum em homens do que em mulheres.Canhotismo, em comparação com a população em geral, também aparenta ocorrer com mais frequencia em gêmeos idênticos, Pessoas do Sudeste Asiático, Leste Europeu, Sul da Ásia são mais comumente canhotas do que outros grupos étnicos pelo mundo, enquanto pessoas do Europa Ocidental, Europa Setentrional e África são menos comumente canhotas.
A associação com o hemisfério direito do cérebro é dita ser mais ativa em canhotos, e geralmente é associada a genialidade e é correlacionada com habilidade artistica e visual [carece de fontes?].
Certos estudos indicam, que a percentagem de génios (
QI muito elevado) canhotos é superior ao estatisticamente esperado, no entanto verifica-se igualmente uma tendência exagerada para padecerem de doenças do foro mental.[carece de fontes?]
Em certos campos, canhotismo é vantajoso; por exemplo, em
baseball, onde existem muito mais destros do que canhotos, é comum um batedor canhoto ser mais bem sucedido contra um lançador destro, do que um batedor destro contra um lançador destro. No futebol, jogadores canhotos são frequentemente mais habilidosos em jogar com o pé esquerdo (apesar do fato de ser canhoto não implica necessariamente que joguem com o pé esquerdo), o que faz com que eles sejam mais valiosos já que eles podem jogar melhor no lado esquerdo do campo do que jogadores destros. Interessantemente, no hockey de gelo, há um número muito maior de atiradores canhotos, e a maioria dos defensores de gol pegam com a mão esquerda (forçando muitos deles a atirarem com a mão esquerda também).
Na
esgrima, um destro esgrimista é mais acostumado a ficar face à face com outro destro esgrimista simplesmente porque ser destro é mais comum. Um esgrimista canhoto está mais acostumado a ficar face à face com um destro pelos mesmos motivos. Então quando um destro esgrimista enfrenta um canhoto esgrimista, o destro não está acostumado a lutar com o canhoto, porém o canhoto está acostumado a lutar com o destro, causando em uma notável vantagem. A mesma vantagem pode estar presente para a maioria dos esportes de um-contra-um.
No
boxe
existe uma dificuldade natural para a defesa, pelos destros, ao lutarem contra canhotos: é como se o boxeador tivesse de lutar diante de um espelho.
Canhotos Famosos
Adolf Hitler
Alana
Albert Einstein
Alexandre, O Grande
Angelina Jolie
Ayrton Senna
Bach
Beethoven
Benjamin Franklin
Ben Stiller
Bill Clinton
Bill Gates
Brad Pitt
Bruce Willis
Bob Dylan
Christopher Lloyd
Damon Albarn
Danny Jones
David Bowie
Demi Moore
Dennis Quaid
Diane Keaton
Diego Maradona
Drew Barrymore
Emile Hirsch
Franz Kafka
Fred Astaire
George Michael
Ginger Rogers
Goethe
Greta Garbo
Hilary Swank
Jerry Seinfeld
Jim Carrey
Jimi Hendrix
Johnny Rotten
Julian Casablancas
Julianne Moore
Julia Roberts
Keanu Reeves
Kurt Cobain
Leonardo Da Vinci
Machado de Assis
Marilyn Monroe
Mark Knopfler
Matthew Broderick
Michelangelo
Morgan Freeman
Mozart
Napoleão Bonaparte
Nicole Kidman
Nietzsche
Pablo Picasso
Paul McCartney
Peter North
Phil Collins
Robert DeNiro
Roberto Rivellino
River Phoenix
Ringo Starr
Ramsés II
Scarlett Johanson
Sidarta Ribeiro
Spike Lee
Thomas Jefferson
Tom Cruise
Tony Iommi
Vanessa Del Rio
Will Ferrell
Woody Allen
... Ahh e claro EU! Heheheh
Agora digam-me lá se vocês que escrevem com a mão direita tem algum dia? E não me venham com aquela de que têm o ano inteiro e nós apenas aquele dia... LOL

Um comentário:

fão disse...

Olá :P

O dia do canhoto foi feito mesmo para mim....dia em que nasci...nao é preciso dizer mais :P

Ah é verdade...Sou canhoto tambem weeeee

Beijo