** N@IDS ** ALOHA **

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Os Verdadeiros Signos do Zodíaco

"Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da Humanidade."
Allan Kardec


Quase todos os que acreditam na influência das estrelas sobre o caráter ou o destino dos seres humanos mostram não haver percebido que a posição relativa do Sol e das Constelações do Zodíaco não é mais aquela em que se baseia a Astrologia. Ou fingem não perceber que os astrólogos trabalham com um céu e um Sol estranhamente "congelados" em algum dia do século onze, a despeito de que, treze séculos antes – no ano 129 a.C. – o grego Hiparco, o "Pai da Astronomia", já ensinava sobre a precessão dos equinócios, fenômeno que muda as datas dos "signos do zodíaco", constante e inexoravelmente.

Com efeito, um bom "software" de Astronomia pode mostrar que os "signos" já não são os mesmos da antiguidade, como não são os mesmos os "ascendentes" definidos nas tabelas astrológicas.

Quanto aos "signos", é fácil determinar o atual "caminho" do Sol, em confronto com as Constelações do Zodíaco (veja no gráfico abaixo, que mostra, inclusive, a existência de uma décima terceira Constelação no "caminho" do Sol, a de "Ophiuchus" ou Serpentário). Observe, também, que o "comprimento" das Constelações não é uniforme, apesar do que diz a Astrologia. Veja, por exemplo, que Escorpião só tem 7 dias no percurso do Sol (23 a 30/11), enquanto Virgem tem 45 dias (16/9 a 31/10).


Os cálculos do gráfico, feitos para o ano de 1999, mostram a posição do Sol em relação aos limites convencionados pelo Homem para cada Constelação do Zodíaco. Constata-se que os "signos" astrológicos estão adiantados cerca de 30 graus. O Sol ingressa em Leão, por exemplo, no dia 10 de agosto, enquanto a Astrologia o define em 22 de julho. A cada 2.150 anos aproximadamente ocorre essa defasagem de 1/12, o que significa que lá pelo 26º milênio o ciclo se completa e as atuais definições da Astrologia estarão mais ou menos corretas, novamente, se os astrólogos insistirem no dogma do céu estático.

A cada 70 anos, aproximadamente, os números do gráfico defasam em 1 dia. Em 2069, por exemplo, o Sol estará ingressando em Leão no dia 11 de agosto.

------------------------------------------------------------------------------

Aquário
20 de Janeiro a 18 de Fevereiro


Os nativos deste signo são pessoas generosas e sensiveis. Possuem um elevado sentido de independência com natural tendência para o mando. Detestam questões e dificilmente se submetem a vontades alheias. São no entanto sociáveis, respeitando a personalidade dos outros. São devotadas nas suas amizades, que nem sempre lhes são retribuídas na mesma medida.
Em questão de amor, ou são sentimentais em extremos ou frias e indiferentes, mas sempre sinceras, pois amam a verdade acima de tudo, não tolerando meios termos.

Peixes
19 de Fevereiro a 20 de Março

Os indivíduos nascidos sob a influência deste signo são idealistas, ora tímidos, ora corajosos, mas sempre devotados aos seus ideais. Sem reacções violentas, tornam-se algumas vezes indolentes e tolerantes. São sociáveis e hospitaleiros com forte vontade de concordar com todos. A sua mística dá-lhes ensejo de encarar a vida religiosa como uma solução benéfica ao seu temperamento.
Capazes de amar apaixonadamente, exigem dos outros correspondência total. Se acontece encontrarem na pessoa amada coragem e decisão, transformam-se e podem vir a ser imensamente felizes.

Carneiro
21 de Março a 20 de Abril


As pessoas nascidas sob a influência deste signo são dinâmicas, ambiciosas e dotadas de um forte desejo de mando e poderio. A acção é a sua palavra de ordem, inspirando sempre confiança nos seus empreendimentos. Agradam pela sua franqueza e espontaneidade. Porque são decididos, não esmorecem perante os obstáculos que se lhes deparam.
No amor, mostram-se receosos da escravidão. São violentos nos seus afectos, tanto podendo adorar como odiar. Embora leais, nem sempre são cómodos.

Touro
21 de Abril a 20 de Maio


Os nativos deste signo são pessoas calmas, ponderadas e reflectidas. São incansáveis e apaixonadas por tarefas grandiosas, com bom poder de organização. A sua grande qualidade é a constância e o seu maior defeito, se assim se pode chamar, é a teimosia de vencer. De convívio fácil e muito franco, são pessoas amigas dos seus amigos, mas são também adversários tenazes quando falseados ou traídos. Quando isto acontece, todo o cuidado é pouco.
Em questões de amor, são ciumentas e possessivas. Amam apaixonadamente, com violência e ardor. Estes predicados chegam a tornar difícil o convívio com os nativos deste signo.

Gémeos
21 de Maio a 21 de Junho


Os indivíduos nascidos sob a influência deste signo podem considerar-se os mensageiros, os intermediários. São pessoas inteligentes, com tendência a interessar-se por muitas coisas ao mesmo tempo. São esquivas, possuindo rapidez de pensamento e acção. De imaginação criadora, são no entanto superficiais e incapazes de tarefas exaustivas. São honestas, mas para elas não existe o ontem ou o amanhã, há apenas a hora que passa.
No amor, são pessoas simpáticas. Agrada-lhes a conquista, sabendo tirar proveito das ocasiões, mas são por vezes inconstantes nos seus afectos.

Caranguejo
22 de Junho a 22 de Julho


Os que nasceram sob este signo são influenciados pelos caracteres mais complexos do Zodíaco. São muito sensiveis, inquietos e sempre dominados pelo horror ao sofrimento. De actividade mental intensa, falta-lhes a combatividade no campo físico. Gostam de conforto e de ambientes requintados. Têm gosto pelas viagens, embora apreciem também o sossego do lar ao aconchego da família. Sabem escolher os amigos que, por isso mesmo, são poucos.
No amor, o sentimento comanda todos os seus actos. Sentem uma imperiosa necessidade de amar, exigindo da outra parte correspondência total, o que os torna muitas vezes ciumentos.

Leão
23 de Julho a 23 de Agosto


As pessoas nascidas sob este signo impõe-se pela sua forte personalidade, brilhante e dinâmica. Os grandes dirigentes, aptos a comandos e a fazer-se obedecer são na sua maiora nativos do Leão. Gostam de autoridade e honrarias, são imensamente orgulhosos e quase sempre vaidosos, pelo que adoram a lisonja. Admiram o que é belo e interessam-se pelas artes. Gostam de contactar com pessoas importantes ou influentes no intuito de se valorizarem.
No amor, são pouco afectivas. Buscam a beleza, a inteligência e a elegância. Algumas vezes, porém, são apaixonadas, generosas e magnânimas.

Virgem
24 de Agosto a 23 de Setembro


Os nativos deste signo são metódicos e meticulosos. Gostam da precisão, da exactidão e análise. São inteligentes e estudiosos, mas muito reservados, devido ao espírito crítico que os domina, pelo que são afastados muitas vezes da amizade e simpatia dos outros. As suas grandes qualidades intelectuais são prejudicadas pelo seu feitio e intolerância.
No amor, as pessoas nascidas neste signo acham inúteis as exageradas manifestações de carinho, todavia amam com fidelidade e são ciumentas. Se coincidir encontrar na vida pessoa com o mesmo temperamento poderão ser muito felizes.

Balança
24 de Setembro a 23 de Outubro


As pessoas nascidas sob a influência deste signo são instáveis, embora lutem toda a vida pelo equilíbrio. São pouco combativas, mas muito alegres e optimistas. São boas diplomatas e a necessidade de boa harmonia leva-as muitas vezes a não dizerem a verdade toda, desde que essa verdade possa ferir terceiros. Possuem grande bondade e têm horror à solidão. Estas qualidades favorecem-nas a serem disputadas como companheiras queridas.
Em amor, são sentimentais e empregam todos os esforços para encontrar a alma gémea que lhes dê a felicidade que desejam no seu lar.

Escorpião
24 de Outubro a 22 de Novembro


Os nativos deste signo são dotados de um carácter enérgico, voluntarioso, independente e agressivo. Têm capacidade de trabalho e organização. São imutáveis nas suas afeições e intransigentes nas suas aversões. São orgulhosos e até vingativos quando contrariados. Estas qualidades tornam por vezes difíceis as suas relações humanas. Possuem, no entanto, grande coragem, espírito de sacrifício e persistência.
Em amor, são violentos, amando com paixão e sempre votados à atracção física. São fiéis e o ciúme pode conduzi-los à vingança, embora façam esforços para se dominar.

Sagitário
23 de Novembro a 20 de Dezembro


As pessoas nascidas sob a influência deste signo são alegres, optimistas, sociáveis e de forte personalidade. São leais, generosas e prudentes. São entusiastas e talhadas para desempenhar lugares de chefia, respeitando a hierarquia e a justiça. Apreciam as viagens e também a tranquilidade e o sossego do lar. São geralmente bondosas e cheias de nobreza de alma. A sua noção de justiça tornam-nas estimadas e queridas por todos aqueles com quem convivem.
Amam apaixonadamente. E porque são delicadas, boas e generosas, proporcionam felicidade em seu redor, vivendo por isso felizes.

Capricórnio
21 de Dezembro a 19 de Janeiro


As pessoas nascidas sob a influência deste signo são dotadas de raras virtudes em que predominam a honradez e a felicidade. Reservadas por natureza, tornam-se pouco acessiveis. São previdentes, económicas, modestas e trabalhadoras. Embora ambiciosas, raras vezes atingem grandes fortunas. Desconhecem a inveja, não distinguindo, nas suas afeições, o pobre do rico. São óptimas colaboradoras, sempre francas e leais em todos os seus contactos.
Sentimentalmente, são pouco expansivas e espontâneas no amor, sobrepondo quase sempre a razão aos impulsos sentimentais. São todavia dedicadas e fiéis.

Nenhum comentário: